sexta-feira, 5 de março de 2010

Tudo de Graça

Mais uma dica da Glóbulo.

sample lab 500x193 300x115 Tudo de graça

Na Sample Lab, loja que nasceu em Harajuku, um bairro de Tóquio repleto de adolescentes, os clientes podem testar diversos produtos e ganhar até cinco itens grátis a cada visita – de tudo, desde velas, macarrão e creme para o rosto a um ocasional jogo de videogame no valor de U$50.A loja de “amostras” onde tudo é grátis atrai 700 visitantes por dia.

Como a Sample Lab pode deixar de cobrar por qualquer item em estoque?A loja tem como público-alvo os Trysumers, expressão que resulta da combinação de Try (experimentar, em inglês) e consumers (consumidores), pessoas que, antes de comprar, desejam testar e experimentar o produto; se aproveitando do Tryvertising (Try + Advertising), a disseminação de informações sobre novos produtos por quem já os usou.
Ao contrário do que era de se esperar, a Sample Lab tem uma alta receita mensal, composta por:
Cobrança pela entrada. A entrada na loja só é permitida para “membros”, que pagam $13 em taxas de inscrição e anuidades. Com 47 mil membros, o Sample Lab está tão na moda que os adolescentes precisam fazer reserva com uma semana de antecedência.
Cobrança de uma taxa de “aluguel” de espaço na prateleira. Em virtude da popularidade da loja, as empresas dão ao Sample Lab produtos de graça e chegam a pagar U$ 2.000 para estocar um item durante duas semanas.
Cobrança pelo feedback. Ao oferecer produtos grátis, o Sample Lab transforma a maioria de seus membros em um grupo de foco. Os adolescentes preenchem levantamentos específicos a um produto no papel, online ou através do celular. As empresas pagam U$4.000 pelos dados.
Um modelo realmente inovador de modelo de negócios. Com o grande sucesso que obteve, a Sample Lab abriu uma rede de franquias disponível para diversos países ao redor do mundo.

Nenhum comentário: