segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Operação Valquiria // Cinema



Para aqueles que são fãs de filmes baseados em histórias reais, ai vai uma dica: Operação Valquíria.

Como se sabe, o atentado realizado por oficiais alemães falhou, mas, ainda assim, rende material atraente no filme Operação Valquíria, estrelado por Tom Cruise.

O diretor Bryan Singer reconstituiu a mais famosa das 15 estimadas tentativas de matar Hitler - por ter sido a que chegou mais perto do sucesso e que gerou o maior número de prisões (700) e execuções (200) como consequência de seu fracasso.

Operação Valquíria vem lembrar que alguns alemães arriscaram a própria pele para mudar a direção daquela hedionda política de nacionalismo fanático e eliminação física de dissidentes e judeus.

O coronel e conde Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um desses opositores. Herói de guerra, de origem aristocrática, há tempos renega os arbítrios do regime nazista e junto com um grupo de oficiais de carreira, que não pertencem à temida SS - administradora dos campos de extermínio -, idealiza, então, um sofisticado plano não só para matar Hitler com uma bomba, como para tomar o controle da máquina de Estado usando seu próprio Exército de Reserva. Esse corpo é formado pelas tropas de prontidão para defender Hitler e Berlim no caso de um ataque dos Aliados.

Vale a pena ir ao cinema e assistir.

Nenhum comentário: