terça-feira, 12 de maio de 2009

Propague e MidiaEffects na Archive com o primeiro anúncio de Santa Catarina com a tecnologia da Realidade Aumentada

Ideia possibilita que o leitor assista a um vídeo projetado na página da revista através da sua webcam



Acaba de veicular na Revista Archive, principal publicação voltada aos criativos de todo o mundo, um anúncio da MidiaEffects apresentando o seu novo conceito: The wow experts.


E para entregar a promessa básica contida neste conceito, a agência criou um anúncio que utiliza recursos interativos, convergindo numa única peça as mídias impressa, eletrônica e online.


O layout traz a ilustração de um aparelho de TV e a mensagem "Watch this ad", sugerindo que o leitor assista ao anúncio. Ao apontar a página da revista para uma webcam, a TV do anúncio passa a exibir um vídeo apresentando a MidiaEffects. Este vídeo também permite a interatividade, reagindo com o movimento das mãos durante a sua exibição. E como o anúncio é veiculado em toda América Latina e Oceania, o vídeo também foi gravado em Inglês e Espanhol. Dependendo do país de acesso, o idioma do vídeo muda automaticamente.


Segundo Rogério Alves, Diretor de Criação da Propague, "a idéia partiu da necessidade da MidiaEffects em se reposicionar no mercado da Região Sul como um estúdio capaz de oferecer soluções surpreendentes para as agências e produtoras. E já que o conceito diz que eles são especialistas em uau, o anúncio que inaugura este conceito deveria provocar esta reação".


Para o criativo Jason Braun, "o uso da realidade aumentada também foi uma forma de demonstrar a capacidade da MidiaEffects, que é um estúdio especializado em mídia eletrônica, através de um anúncio em mídia impressa".


Leandro Tuxo, diretor de arte da Propague, ressalta as dificuldades em trabalhar com uma ferramenta completamente nova: "Quando iniciamos este projeto, as únicas referências de realidade aumentada eram trabalhos executados com servidores locais. O grande desafio que dividimos com a MidiaEffects foi fazer essa idéia funcionar considerando a velocidade de conexão da internet".


Alguns diretores de criação receberam o anúncio personalizado, tanto na arte impresssa quanto no vídeo interativo. "Nós aproveitamos este momento para fazer um contato mais próximo com alguns diretores de criação da Região Sul. Principalmente aqueles com quem ainda não trabalhamos, ou desenvolvemos apenas alguns trabalhos mais simples. Nosso objetivo foi mostrar a estes profissionais a nossa capacidade de gerar soluções interativas e surpreendentes, e divulgar nosso portfólio. E nada mais surpreendente para um criativo do que encontrar um anúncio na Archive falando diretamente com ele de uma forma completamente diferenciada", comenta Felipe Vieira, sócio da MidiaEffects.
O projeto deste anúncio, desde a sua criação até a finalização dos recursos interativos, levou 4 meses. Até agora, o hotsite da ação já registrou visitas de 40 países, num total de 3.754 acessos.


Para conferir, acesse http://www.thewowexperts.com/ imprima o anúncio e siga as instruções do site.


Ficha Técnica:

Título: Watch this ad

Cliente: MidiaEffects

Agência: Propague

Criação: Jason Braun, Leandro Tuxo, Rogério Alves

Diretor de Criação: Rogério Alves

Produtor: Adriano Cesar

Bureau: Over Digital

Impressão personalizada: DPI

Produção online: MidiaEffects

Produtora de Áudio: Batuque Música

Veiculação: abril de 2009 / Lürzer's Archive

Aprovação: Felipe Vieira, Thomas Ventura, Fernando Moreira

Nenhum comentário: