terça-feira, 14 de abril de 2009

Tendência dos negócios da comunicação

Bom dia pessoal, conforme apresentação abaixo, a partir de hoje vou postar no blog alguns assuntos sobre negócios, marketing e comunicação.

Quero começar falando brevemente sobre tendência dos negócios no mundo da comunicação. Já vem de um tempo: agências tradicionais comprando agências web, o pessoal da promoção agregando serviços de criação e mídia e ganhando também a verba de propaganda, enfim ...

Vou traçar inicialmente uma linha do tempo brasileira:



Podemos perceber também uma profunda mudança com a entrada de novas disciplinas de comunicação:



Os tempos mudaram, a concorrência se tornou acirrada, a globalização já é uma realidade e, a cada dia, os clientes – sejam eles os consumidores finais ou os clientes corporativos – buscam diferenciais significativos entre as empresas e seus produtos e serviços, para definirem suas escolhas. Em algumas categorias de produtos e serviços, o preço não é mais um diferencial. Muito menos a distribuição...

Temos hoje um consumidor multimídia:
- Móvel & multicanal.
- Controla e seleciona as mensagens.
- Acessibilidade à informação.
- Comunicação tradicional ficando para trás.
- Necessidade de novos formatos de comunicação para os novos pontos de contato com o consumidor.
- Nova forma de pensar a comunicação deixa de ser tendência e torna-se realidade.

Existe uma maturidade das empresas:

- Marketing de resultado é fato e não discurso.
- Complexidade nas opções de comunicação para atingir os consumidores.
- Necessidade de um PENSAR unificado, através de um interlocutor que pense 360º.
- Trabalhar em processo, sem idéias isoladas.

E, por fim, as agências:

- Compras X vendas modificam o cenário da comunicação: grandes grupos (tradicionais da propaganda) nacionais e internacionais começam a tomar força no cenário da comunicação integrada.
- Surgem estruturas seguindo o discurso 360° ou full service.
- Em paralelo, empresas especializadas começam a tomar força.

SER OU NÃO SER O QUÊ ATUALMENTE?
Participe da discussão, deixe seu recado.


Fabricio Carlson Magayevski
Diretor de Marketing
PCOM Marketing Estratégico
www.pcom.com.br

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