segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Mistério de Max Payne

Algo de misterioso está acontecendo na blogosfera brasileira. Vários blogs (não fui um dos sortudos) foram contatados e receberam correspondências com pistas relacionadas ao game/filme Max Payne. Tudo começou com carta. Um envelope, sem remetente que só trazia uma caixa postal anônima em São Paulo/SP, no CEP 04602-970.
Fechando o envelope, um adesivo transparente impresso por um par de asas longas e finas. O conteúdo se resumia a uma folha A4 dobrada em três faces e trazia a seguinte frase, escrita à mão: “Vikings used to wear them for protection.” Desdobrando o papel, a segunda frase: “They’re coming. Dentro do envelope ainda vinha outro adesivo das asas em um tamanho um pouco maior.
A frase “Vikings used to wear them for protection.” é faz parte de um dialogo do filme e os adesivos são das “Asas de Valquíria”, um símbolo da mitologia nórdica usado também no filme.

Após um tempo, o pessoal recebeu um pacote por Sedex com a mesma caixa postal, porém, dessa vez com um nome: “AESIR”. O conteúdo, ainda mais estranho: uma caixinha de papel contendo dois frascos de um líquido azul.
A caixinha avisa, em uma das abas interiores, que não se deve ingerir ou mesmo ter contato com o líquido. Na caixinha, veio escrito a mão “VALKYR” e na outra face, um carimbo com a palavra “LUPINO”.

Para os que não lembram, LUPINO era o inimigo no game/filme. O drogado que achava que era um demônio e AESIR era a empresa que fabricava a droga VALKYR que causou todo o problema da história. Os frascos exibem, em um lado, um adesivo com o logo de uma empresa chamada “Aesir Pharmaceuticals”; do outro, a inscrição:

SERUM # 292 - 50700 VALKYR
DEPARTAMENT CODE: 11
NON DISCLOSURED

Como o pessoal da blogosfera é rápida e muito inteligente, descobriram que o número no frasco é o telefone da agência de comunicação iChimps, que obviamente está por trás disso tudo, inclusive na lista de clientes da empresa consta a Aesir Pharmaceuticals. E tudo fica cada vez mais sinistro. Passado mais alguns dias, os blogueiros receberam um email com remetente EMEPE09 com a seguinte mensagem:

Hi, We don’t know each other, but I need you to trust me.

Don’t be scared. I got your email because I had access to the database of all the people who were contacted by AESIR in the last 20 days.

And YES, I know that AESIR has been sending you some “gifts”. But I strongly recommend you to ignore each and every gift this company has sent you. You should not get involved with them or their products.

I am at the final stage of my investigation and soon I will send you visual evidence hoping that you understand what the real intentions of this company are.

I’m counting on you.
Best of luck, EMEPE09.

Tradução: "Não nos conhecemos, mas eu preciso que você confie em mim. Não tenha medo. Recebi o seu e-mail porque eu tenho acesso ao banco de dados de todas as pessoas que foram contactadas pela AESIR nos últimos 20 dias. E sim, eu sei que a AESIR esteve lhe enviando alguns "presentinhos". Mas eu recomendo fortemente que você ignore todos presentes que esta empresa lhe enviou. Você não deve envolver-se com eles ou seus produtos. Estou na fase final da minha investigação e em breve vou enviar-lhe evidencias visuais esperando que você entenda quais são as verdadeiras intenções desta empresa. Estou contando com você."

Os mais ligados perceberam que no texto original vieram algumas letras em negrito e juntando todas formam a palavra “Tumblr”. O Tumblr, para quem não conhece, é um site meio rede social, meio Twitter, meio ferramenta de blog, onde você se cadastra e posta coisas breves.

Procurando pelo nome do remetente do email — “EMEPE09″ — no Tumblr, encontrase um perfil com esse nome e lá só tem um post, com uma imagem misteriosa. A única coisa que realmente me chamou atenção no Tumblr em questão foi uma das categorias cadastradas no post. Lá estão as normais, como “AESIR” e “VALKYR”, mas também tem uma inusitada: “METATAGS”. Ainda não foi descoberto o que essas pistas podem nos dizer.
Complicado até agora, não? Mas tudo vai se esclarecer. Os pacotes não pararam por ai. O próximo foi exatamente o pacote que tinha na foto do Tumblr do EMEPE09 e nele veio um DVD do filme Max Payne. No DVD veio um bilhete escrito: "Is this the end? Not yet... 01:41:12". (Este é o fim? Ainda não...)
O que significa 01:41:12? A parte exata do filme que eles queriam que fosse assistida. É depois dos créditos finais, que aparece uma cena em que Max Payne está em um bar com a personagem Mona e lê em um jornal que as ações da Aesir Pharmaceutical subiram de maneira absurda.

Eai, o que isso quer dizer? A primeira conclusão de alguns blogueiros é que seja um ARG para o lançamento do game Max Payne 3 da Rockstar, que rolam boatos que vai se passar em São Paulo.
Mas todas as pistas são direcionadas ao DVD, ao filme e não aos games já lançados. Alguns dizem que pode ser relacionado ao lançamento tardio do DVD para o varejo, mas é muito mistério para simplesmente colocar o DVD nas prateleiras das lojas.

Particularmente, acho que estamos presenciando mais uma mega campanha para o lançamento de um filme, assim como aconteceu com Batman. Acho que podemos aguardar que logo vamos fazer fila para assistir nas telonas dos cinemas o filme Max Payne 2: The Fall of Max Payne.

Nenhum comentário: